noticias

Entidades pedem internet móvel sem franquia nas 72 horas antes das eleições

Entidades pedem internet móvel sem franquia nas 72 horas antes das eleições

**Categoria editorial:** Telecomunicações

Entidades pedem internet móvel sem franquia nas 72 horas antes das eleições

**Linha fina:** Ação apresentada ao STF quer garantir acesso amplo à internet móvel no período imediatamente anterior à votação; proposta mira principalmente usuários que ficam sem dados ou restritos a aplicativos patrocinados.

**Meta description:** Entidades pedem ao STF internet móvel sem franquia nas 72 horas antes das eleições. Anatel foi chamada a se manifestar sobre a proposta.

**Slug:** internet-sem-franquia-72-horas-eleicoes

**Palavra-chave principal:** internet sem franquia nas eleições

Matéria completa

Entidades pedem internet móvel sem franquia nas 72 horas antes das eleições

Uma ação apresentada ao Supremo Tribunal Federal colocou as franquias de internet móvel dentro de uma discussão que vai além das telecomunicações: **até que ponto ficar sem dados móveis pode limitar o acesso à informação em um período eleitoral?**

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e o Partido Verde (PV) pedem que o acesso à internet pelas redes móveis seja garantido aos brasileiros durante as **72 horas que antecedem as eleições de 4 de outubro de 2026**. As duas organizações integram a iniciativa Democracia Sem Franquia, formada por 19 entidades. O ministro Cristiano Zanin, relator da ação no STF, determinou prazo de 48 horas para que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se manifeste antes da análise do pedido.

A proposta não significa simplesmente distribuir Wi-Fi gratuito pelo país. O que está sendo discutido é a possibilidade de permitir que usuários continuem utilizando a rede móvel mesmo quando não possuam créditos ou tenham esgotado a franquia de dados contratada.

Se acolhido nos termos apresentados, o pedido exigirá adequações das operadoras móveis que atuam no Brasil.

O problema dos brasileiros que têm internet, mas não o tempo inteiro

A discussão chama atenção para uma situação peculiar da conectividade brasileira.

Ter um smartphone e possuir uma linha móvel ativa não significa necessariamente estar conectado permanentemente à internet.

Usuários de planos pré-pagos ou com franquias reduzidas podem consumir seus dados antes do fim do período contratado. Dependendo das condições comerciais do plano, isso pode deixar o assinante sem navegação convencional enquanto determinados aplicativos continuam acessíveis por benefícios específicos oferecidos pela operadora.

É justamente aí que aparece uma das preocupações apresentadas pela iniciativa Democracia Sem Franquia.

Segundo os defensores da proposta, uma pessoa que permanece conectada somente a algumas plataformas pode receber uma mensagem, vídeo ou publicação, mas não necessariamente conseguir abrir um navegador, consultar um veículo jornalístico ou acessar outra fonte para verificar aquela informação.

Em um período de intensa circulação de conteúdo político, essa diferença deixa de ser apenas uma questão comercial sobre megabytes.

Ela passa a envolver a própria arquitetura pela qual uma parcela da população recebe informação.

O efeito colateral do “aplicativo que não gasta internet”

Durante anos, planos móveis utilizaram o chamado **zero rating** como diferencial comercial.

A lógica é simples: o tráfego gerado por determinados aplicativos não é descontado da franquia contratada ou continua disponível sob condições específicas.

Para o consumidor, isso pode parecer uma vantagem evidente.

Tecnicamente, entretanto, cria uma internet assimétrica.

O usuário continua conectado a determinados serviços, mas perde a capacidade de circular livremente pela web quando sua franquia convencional termina. A experiência deixa de ser a internet aberta e passa a funcionar como uma pequena seleção de plataformas disponíveis.

O problema se torna particularmente relevante quando essas plataformas também são utilizadas para distribuição de notícias, vídeos, propaganda, mensagens políticas e conteúdo produzido por terceiros.

Uma informação falsa recebida por um aplicativo pode exigir justamente aquilo que o usuário não possui naquele momento: **internet aberta suficiente para conferir a informação fora daquela plataforma**.

Por que as 72 horas anteriores à eleição?

O recorte temporal da ação não é acidental.

A proximidade da votação tende a aumentar a relevância de informações sobre candidatos, regras eleitorais, locais de votação, documentos necessários e acontecimentos relacionados ao processo eleitoral.

A proposta tenta, portanto, criar uma janela temporária em que a falta de saldo ou o esgotamento da franquia não impeça o acesso mais amplo à rede.

O primeiro turno das eleições brasileiras de 2026 está marcado para **4 de outubro**. Caso seja necessário segundo turno nas disputas em que ele é previsto, a votação ocorrerá em **25 de outubro**.

Isso transforma o caso em uma questão urgente para o STF: qualquer eventual obrigação precisaria ser definida e operacionalizada em prazo extremamente curto.

Não basta apertar um botão nas operadoras

Do ponto de vista técnico, uma eventual determinação para liberar tráfego exige mais do que simplesmente remover um contador de dados.

As redes móveis possuem sistemas responsáveis por autenticação, cobrança, políticas de utilização, classificação de tráfego e gerenciamento dos planos contratados pelos assinantes.

Uma liberação temporária precisa definir claramente quem será beneficiado, quais tipos de acesso serão contemplados, como linhas sem saldo serão tratadas e quais mecanismos impedirão cobranças indevidas.

Também existe uma questão de capacidade.

Se milhões de linhas que normalmente estariam sem dados passarem simultaneamente a utilizar a internet, haverá aumento de tráfego em determinadas regiões e horários. Isso não significa necessariamente que as redes entrarão em colapso, mas capacidade e qualidade de serviço fazem parte da equação técnica que precisa ser considerada.

É uma das razões pelas quais ouvir a Anatel antes de qualquer decisão tem relevância prática.

O STF ainda não decidiu liberar a internet

Esse ponto precisa ficar bastante claro.

**A internet móvel não foi liberada.**

O que existe neste momento é uma ação submetida ao Supremo Tribunal Federal.

Cristiano Zanin solicitou manifestação da Anatel e também determinou que a Advocacia-Geral da União e a Procuradoria-Geral da República sejam ouvidas antes da análise. Segundo o ministro, a proximidade da eleição e o fato de a medida alcançar empresas que não fazem parte diretamente do processo justificam ouvir previamente as autoridades envolvidas.

Portanto, ainda não há determinação obrigando operadoras a fornecer internet sem franquia durante o período.

Análise da equipe

A discussão é interessante porque revela uma transformação silenciosa no significado de “ter acesso à internet”.

Durante muito tempo, inclusão digital foi praticamente sinônimo de possuir conexão.

Hoje isso já não é suficiente.

É possível estar conectado e, ao mesmo tempo, enxergar apenas uma pequena parcela da rede.

Quando um plano mantém determinados aplicativos funcionando depois do esgotamento da franquia, existe uma diferença importante entre **ter conectividade** e **ter liberdade de navegação**.

Do ponto de vista técnico, essa distinção importa porque a internet foi construída sobre a possibilidade de acessar múltiplas fontes e serviços utilizando a mesma infraestrutura. Quando condições comerciais passam a determinar quais partes desse universo permanecem acessíveis, a operadora influencia indiretamente a arquitetura informacional disponível ao usuário.

Isso não significa que franquias de dados sejam, por si mesmas, incompatíveis com uma internet aberta, nem resolve automaticamente o problema da desinformação.

Uma pessoa com acesso ilimitado continua podendo acreditar em informações falsas.

Mas existe uma diferença relevante entre escolher não verificar uma informação e **não conseguir verificá-la porque o pacote de dados terminou**.

A discussão pode sobreviver às eleições

Independentemente da decisão do STF sobre essas 72 horas, o processo toca em uma questão que provavelmente continuará relevante depois de outubro.

O Brasil avançou enormemente na cobertura de redes móveis, e tecnologias como 4G e 5G colocaram conexões rápidas nas mãos de milhões de pessoas.

O próximo estágio da inclusão digital é mais complicado.

Não basta perguntar quantos brasileiros possuem cobertura ou smartphone. É necessário entender **quanto tempo permanecem efetivamente conectados, quanto podem consumir e a quais partes da internet conseguem chegar quando o dinheiro ou a franquia acabam**.

A proposta de internet liberada antes das eleições coloca essa desigualdade sob uma circunstância excepcional.

Mas o problema estrutural é muito maior que uma janela de 72 horas.

Afinal, em uma sociedade que depende cada vez mais da rede para estudar, trabalhar, utilizar serviços públicos, movimentar dinheiro e buscar informação, ficar sem dados móveis não significa simplesmente ficar algumas horas sem entretenimento.

Significa, em determinados momentos, ficar parcialmente desconectado da própria vida cotidiana.

👉 Dúvida? Então veja mais em: https://pixbugtech.com/linksuteis