noticias

O Abjeto Cotidiano: o homem que não faz nada — e se orgulha disso

O Abjeto Cotidiano: o homem que não faz nada — e se orgulha disso

📘 Matéria Especial · PixBugTech

Há uma nova espécie de ser humano à solta — o que vegeta.

Não sofre, não sonha, não luta. Apenas existe.

Passa o dia num limbo entre o “vou fazer” e o “deixa pra depois”, como se a vida fosse um longo intervalo comercial.

Ele acorda tarde, come devagar, anda como quem tem tempo de sobra — e, de fato, tem.

Abre o notebook sem propósito, clica em algo qualquer, fecha, suspira.

Entre o café morno e a próxima reclamação sobre o calor, o dia escorre.

E ele segue achando que “tocar a vida” é o mesmo que vivê-la.

O vazio confiante

O mais intrigante é o ego.

Esse sujeito não entende de nada, mas fala de tudo.

Opina sobre política, psicologia, economia, tecnologia — com a mesma autoridade de quem nunca estudou nada.

E se alguém ousa contrariá-lo, ele se ofende.

Sua ignorância tem autoestima.

É o tipo que acredita estar acima do esforço, como se pensar bastasse para existir.

“Quem não sabe nada acha que tudo é simples — e quem acha tudo simples, nunca faz nada direito.”

O culto das pequenas satisfações

Sua vida é feita de migalhas: o café da manhã, o cigarro, o scroll no celular, a fofoca, o cochilo.

São rituais sagrados de um monge do ócio.

O prazer dele não está em fazer, mas em adiar.

Adia o trabalho, o banho, a faxina, o plano, o futuro.

E chama isso de “paz de espírito”.

Enquanto o mundo gira, ele paira.

Não constrói nada, não destrói nada — apenas ocupa espaço.

Não há marcas, só presença.

Um tipo de ruído branco da humanidade.

O teatro da utilidade

De vez em quando, tenta parecer útil.

Faz um favor que leva três dias, uma tarefa pela metade, uma promessa adiada.

E quando alguém cobra, ele responde: “Pelo menos eu tentei.”

Mas o “tentei” dele é performance.

O esforço é encenado, o resultado nulo.

A mediocridade virou filosofia e o desleixo, religião.

Não busca o melhor — busca o que dá menos trabalho.

O prazer de ser inútil

O que choca não é a inércia, é o orgulho dela.

Há brilho no olhar do desocupado: o brilho de quem acredita ter vencido o sistema por não fazer parte dele.

Sorri da própria lerdeza.

Acha graça da própria irrelevância.

Transforma a apatia em estilo de vida — e chama isso de equilíbrio.

“Não é burrice. É uma forma educada de desistir.”

Ele não incomoda, mas contamina.

Onde está, o tempo se arrasta.

O ambiente fica pesado.

A casa parece respirar cansaço.

A bolha que o protege

Esses espécimes sobrevivem porque alguém ainda paga as contas.

Família, amigos, parceiros — gente que sente pena, culpa ou obrigação.

O desocupado vive de favores emocionais: uma transferência aqui, um almoço ali, uma dose de paciência de vez em quando.

E quando é confrontado, reage como mártir:

“Vocês não entendem o que eu passo.”

De fato, não há o que entender.

A ideologia da lentidão

A lerdeza virou vício.

Tudo é feito com uma calma quase sagrada.

O mundo pode estar pegando fogo, e ele ainda pedirá “mais cinco minutinhos”.

Não é preguiça, é culto à apatia.

Um templo da indiferença.

Se alguém tenta despertá-lo, ele se irrita.

Acordar dói.

A rotina é o cobertor que o protege da vida.

O discurso pronto do conformado

Quando alguém o chama à razão, ele cita mantras defensivos:

“Cada um tem seu tempo.”

“A vida não é só trabalhar.”

“Nem todo mundo precisa ser ambicioso.”

Tudo verdade — mas também truque.

Serenidade não é sinônimo de desleixo.

E o problema não é viver devagar; é parar de viver.

Ele não quer equilíbrio, quer desculpa.

O espelho da desistência

No fundo, o desocupado é um espelho incômodo.

Mostra o quanto é fácil desistir sem perceber.

É a forma humana da estagnação: come, dorme, fala, respira — e nada acontece.

Talvez ainda haja humanidade ali, distorcida e preguiçosa, mas viva.

E isso é o mais trágico: o vazio também sobrevive.

“Nem todo inútil é mau — mas todo inútil é perigoso, porque faz o nada parecer confortável.”

Epílogo: o nada que se acha paz

Não há vilão aqui.

Só ausência.

Gente que se contenta com o mínimo e chama o mínimo de propósito.

Que confunde inércia com serenidade e orgulho com autodefesa.

E assim, o mundo segue — arrastando os que se deixaram parar.

No fim, o desocupado é o paradoxo moderno:

Um indivíduo livre de tudo, exceto de si mesmo.